Por que fazer treinamento in company?

O que você pensa de primeira quando ouve falar em treinamento in company? Que é algo voltado para novos colaboradores? Ou uma medida drástica para melhorar o desempenho do seu time?

Muitas mudanças vêm acontecendo nas empresas quando elas identificam a necessidade de desenvolver seus colaboradores. Agora, o  treinamento in company está incorporado na cultura de gestão de uma organização e interfere no clima organizacional e na produtividade dos colaboradores. 

E mais do que isso: quando os treinamentos fazem parte da cultura de uma empresa, eles têm um efeito quase que imediato no faturamento da organização. Neste artigo, vamos trabalhar os seguintes pontos:

  • o que é o treinamento in company;
  • por que é importante investir no desenvolvimento de colaboradores;
  • como o treinamento in company impacta positivamente os resultados da sua empresa.

    Vamos lá?

O que é treinamento in company?

Treinamento in company é uma prática educativa adotada internamente nas empresas que procuram:

  • melhorar o ambiente profissional;
  •  suprir gaps de conhecimento sobre assuntos do dia a dia;
  • gerar qualificação profissional dos colaboradores ao atualizar ou apresentar novos conhecimentos para o profissional.

O treinamento in company pode ser feito de maneira individual ou coletiva. Ele também poderá ser ministrado na modalidade on-line, presencial ou híbrida.

Um estudo feito pelo Centro Nacional de Qualidade Educacional da Força de Trabalho (EQW) dos EUA apontou que um aumento de 10% nos níveis de educação da força de trabalho eleva, em média, 8,6% na produtividade total. Já o aumento de 10% no valor dos equipamentos só amplia a produtividade em 3,4%.

Isso significa que não são apenas os bons salários que estimulam os colaboradores. Trabalhar em um ambiente com um bom clima e ter a empresa investindo na sua qualificação também são elementos que contribuem para manter o bom rendimento dos funcionários. 

Por que investir em treinamento in company?

Agora que você já sabe o que é treinamento in company, deve estar se perguntando de que maneira isso irá impactar no seu negócio. Essa pergunta é essencial para entender as prioridades de investimento das empresas. Muitas organizações acabam destinando seu recurso para outras áreas. E acaba se tornando muito comum que a maioria dos negócios não separe um orçamento para realizar ações internas de qualificação.

Nesta parte, preparamos algumas dicas de como você pode utilizar treinamentos in company para otimizar seus resultados e impactar positivamente seus colaboradores. Confira:

Invista na qualificação dos seus colaboradores

Um quadro de colaboradores qualificado é um grupo bem mais produtivo. Ao realizar esse investimento, você consegue trazer um retorno bem mais eficiente para o seu negócio. Pense bem: mais vale você ter um processo efetivo e que seja capaz de reduzir a jornada de compra de um cliente, certo?

Muitas vezes, algumas ações que ficam travadas pela falta de conhecimento específico dos colaboradores. Mudar essa mentalidade é ótimo para a produtividade de qualquer empresa.

Investir na qualificação de funcionários faz com que eles criem autonomia e consigam identificar possíveis engasgos nos fluxos de trabalho. Isso os fará mais participativos, sugerindo melhorias e mudanças. Dessa forma, o resultado é um quadro de colaboradores mais engajado e focado em atingir os seus objetivos. No final, quem ganha é a própria empresa.

Identifique fraquezas nas suas estratégias

Outro benefício de ações de qualificação nas empresas é a possibilidade de identificar possíveis fraquezas e erros de estratégia. Através de programas de treinamento, as empresas podem monitorar mais de perto o trabalho de cada profissional.

Também é possível analisar se as estratégias adotadas estão funcionando. Se não, será que é preciso incorporar alguma nova ferramenta que a concorrência já utiliza.

Assim, você se antecipa e cria proteções para que fatores internos não interfiram no desempenho da organização.

Garanta retenção de talentos

Não podemos deixar de tocar em dois pontos muito importantes: retenção de talentos e rotatividade. Programas de treinamento favorecem que as organizações aprimorem as habilidades de funcionários já existentes ao invés de admitir novos colaboradores, evitando custos com demissões e contratações. 

Mais do que isso, investir na qualificação interna aumenta a confiança dos funcionários e estimula o sentimento de pertencimento na organização.

Esse é um elemento que faz com que eles queiram se manter na empresa. Em um relatório produzido pelo LinkedIn , 94% dos funcionários ficariam mais tempo em uma empresa se ela investisse na sua capacitação e qualificação das habilidades profissionais

E aí, entendeu de que forma o treinamento in company pode interferir no crescimento da sua empresa?

Aqui na Bits somos especialistas em realizar o desenvolvimento de equipes dentro das organizações.