Transformação digital da sua empresa: entenda porque você deveria se digitalizar

A transformação digital da sua empresa é um conjunto de iniciativas ligadas à tecnologia digital com o objetivo de fazer com que um negócio atue mais com softwares e com metodologias de trabalho modernas

A transformação digital da sua empresa começa em lugares simples. Mesmo com essas atitudes, você traz soluções mais ágeis e eficientes para os seus processos e metas
A transformação digital da sua empresa começa em lugares simples. Mesmo com essas atitudes, você traz soluções mais ágeis e eficientes para os seus processos e metas

Já existe uma meta de transformação digital na sua empresa? Provavelmente, você já ouviu muitas empresas falarem sobre transformação digital. A maioria delas, não sabe nem como começar esse processo. Você sabe? 

O que poucos artigos vão te dizer é que a grande maioria das empresas falham em seu processo de digitalização. Um estudo feito pela Boston Consulting Group em 2020 identificou que 70% dos projetos de transformação digital falham.

Por essa razão, criamos este artigo para explicar como você pode evitar problemas e garantir o sucesso da digitalização da sua empresa.

Neste artigo, você vai ver:

  • Porque digitalizar minha empresa ?
  • Os impactos da transformação digital
  • Como digitalizar sua empresa ou negócio?
  • 3 desafios da transformação digital
  • Transformação digital em 2022
  • Passo a passo da transformação digital

Por que digitalizar minha empresa?

Bill Gates disse na década de 90, “em alguns anos, vão existir 2 tipos de empresas: as que estão na internet e aquelas que estão fora dos negócios”. Ele estava certo.

Vimos esse impacto principalmente na pandemia. Do dia para a noite, muitas empresas ficaram desesperadas para alugar computadores, criar sites, implementar processos digitais. Ao longo desse processo, algumas empresas não conseguiram segurar a bronca e quebraram. Outras conseguiram, ainda que dificilmente, implementar alguns processos digitais.

Apesar disso, a grande maioria das empresas possui apenas alguns processos digitalizados. Isso gera uma crise de identidade na empresa: ela não é analógica e nem é digital. Isso prejudica a cultura empresarial, confunde os colaboradores e dificulta uma atuação estratégica do time de gestão.

Uma empresa usa, em média, 110 softwares ou aplicativos, segundo o gráfico abaixo da Statista. Então, se você está muito abaixo desse número, existem chances altas de você não estar aproveitando ao máximo a digitalização do seu negócio. 

Gráfico gerado pela Statista indica que, em média, uma empresa usa 110 softwares na sua gestão em 2021
Gráfico gerado pela Statista indica que, em média, uma empresa usa 110 softwares na sua gestão em 2021

Agora você pode até se perguntar: porque eu preciso me digitalizar? Aqui estão algumas razões para você digitalizar sua empresa:

  • Tomar decisões com base em dados;
  • Ter o controle dos resultados a qualquer momento;
  • Ter visibilidade dos seus processos em tempo real;
  • Identificar gargalos antes que eles gerem resultados negativos na sua empresa;
  • Fazer ajustes em processos para alcançar as metas da sua empresa;
  • Evitar ineficiências no dia-a-dia da sua empresa;
  • Diminuir custos; 
  • Inovar na gestão do seu negócio.

Os impactos da transformação digital

O principal impacto da transformação digital é separar as empresas que conseguem passar por essa etapa de forma bem-sucedida daquelas que são mal-sucedidas. 

São inúmeros casos tratados como tentativas frustradas de transformação digital: General Electric, Ford, Procter & Gamble, dentre muitas outras. 

Diversas empresas tradicionais têm dificuldade em fazer a transformação digital por conta da falta de direcionamento claro nesse processo. Isso faz com que o tempo médio de vida das empresas diminua, já que a maioria das empresas acaba fechando as portas antes de conseguir se adaptar.

O tempo de vida médio das empresas caiu para 20 anos conforme a consultoria Innosight

Portanto, a transformação digital é uma estratégia para que os negócios consigam manter sua longevidade. Em uma nova configuração de mundo, as empresas precisam acompanhar as mudanças para se manterem relevantes.

Como digitalizar sua empresa ou negócio?

Para digitalizar uma empresa é necessário quebrá-la em pequenas partes. Essas pequenas partes são chamadas de departamentos. É muito mais fácil e rápido digitalizar um departamento do que uma empresa inteira.

Isso pode parecer óbvio, mas não é. É muito comum que projetos de digitalização comecem muito grandes já que o objetivo é digitalizar a empresa. Quando isso acontece, o efeito geralmente é a criação de um projeto – muitas vezes para fins de marketing. Afinal, é muito bonito falar hoje em dia que você é digital, fez transformação digital ou que é uma startup.

Se você começar a digitalização da empresa a partir dos diferentes departamentos será muito mais fácil utilizar tecnologias adequadas para as necessidades de cada área da empresa. Ao mesmo tempo, é necessário coordenar todos esses esforços. Por essa razão, possui uma área de inovação ou gestão de projetos (PMO) é essencial para o sucesso dessas iniciativas.

Esses departamentos e times focados em conduzir a transformação digital devem mapear problemas a serem resolvidos por meio da tecnologia. Caso não existam problemas a serem resolvidos, o que eu duvido, devem traçar objetivos a serem alcançados com o uso de tecnologia. 

A partir disso, a empresa deve escolher quais tecnologias, plataformas ou softwares são capazes de atender as necessidades da organização. Não existe uma plataforma ideal – várias plataformas tendem a resolver um mesmo problema. Por essa razão, é importante comparar fornecedores, preços e funcionalidades de cada solução.

3 desafios da transformação digital

O maior desafio para as empresas que estão buscando se digitalizar é encontrar as tecnologias adequadas. Geralmente, as organizações que estão passando por esse processo não têm conhecimento profundo sobre tecnologia e nem das soluções. Isso é óbvio. Afinal, se fossem digitais, não precisariam passar pelo processo de transformação digital. Então o primeiro grande desafio passa a ser a escolha da tecnologia adequada para resolver os problemas da empresa.

O segundo desafio é conseguir engajar todo o time da organização. Algumas pessoas vão apresentar resistência às mudanças, outras não vão compreender como aplicar ou implementar as ferramentas escolhidas. Por conta disso, treinamentos para os times são importantes. Esses treinamentos devem focar na importância de fazer a transformação, mas também em como utilizar as ferramentas da forma adequada.

Por último, o terceiro desafio é conseguir ir além da simples solução de problemas. É pensar em inovação, novas soluções desenvolvidas pela empresa. Para isso, a organização deve fazer um planejamento sobre como pode criar um produto digital, gerar uma receita no mundo digital ou quais objetivos tem a longo prazo.

Portanto, resumindo, as empresas vão enfrentar 3 desafios na transformação digital:

  1. Encontrar as tecnologias adequadas;
  2. Engajar o time da organização;
  3. Ir além da solução de problemas atuais para criar produtos e receitas digitais.

Transformação digital em 2022

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela necessidade de rápida adaptação das empresas. Essa adaptação ocorreu por conta da realidade imposta pela pandemia. Todo mundo teve que passar por uma rápida adoção de tecnologias básicas para que as operações da empresas continuassem.

Agora, em 2022, esperamos que o uso dessas tecnologias seja melhorado. Ainda vemos uma série de pessoas lutando com plataformas de video call, softwares de gestão, e-mails… O ano de 2022 será marcado por uma adoção melhor dessas plataformas.

Além disso, esperamos também que as empresas passem a olhar para outras soluções que não suprem mais apenas tarefas básicas do dia-a-dia. A partir do novo ano, a adoção de plataformas deve focar em desenvolver novas oportunidades para a empresa: 

  • em vez de criar dados, devem cruzar dados para melhorar a tomada de decisão; 
  • ao invés de apenas servirem como suportes de processos das empresas, as plataformas devem fazer parte do próprio processo; 
  • em vez de apenas adotar tecnologia para o backoffice da empresa, a tecnologia deve ser o produto dessas empresas.

Passo a passo da transformação digital

Para obter um roteiro detalhado de como fazer a transformação digital da sua empresa, um passo a passo, basta falar com empresas especializadas nesse tipo de solução, como a Bits Academy.

Por meio de uma metodologia focada em trazer as melhores soluções em tecnologia para seus problemas e objetivos, a Bits Academy vai indicar quais plataformas devem ser utilizadas, treinar o seu time e acompanhar o processo de implementação para que a sua transformação digital seja bem-sucedida. Quer fazer a transformação digital da sua empresa? Inicie o processo na nossa plataforma gratuita!