Transformação digital para empresas: o que é e como fazer?

Como fazer parte da transformação digital para empresas? Como aumentar a competitividade do seu negócio? Na verdade, como começar o processo de digitalização do meu negócio? Esse processo já é uma realidade para grandes e médias empresas. No entanto, é preciso ter cuidado para não atropelar etapas ou investir em frentes que não trarão o esperado. 

Pensando em ajudar você a implementar a transformação digital no seu negócio, vamos explicar o que esse conceito significa, quais os principais desafios que ele impõe e como você pode digitalizar a sua empresa, colhendo todos os benefícios dessa estratégia. 

O que você verá aqui: 

  • O que é transformação digital
  • Quais são as dificuldades
  • Como fazer a transformação digital na sua empresa
  • Cases de transformação digital
  • 7 passos para começar

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma mudança nos processos, nas estratégias e na forma de conduzir a empresa com a ajuda da tecnologia. Como o nome indica, trata-se de um processo de saída de um ponto A para um ponto B, com a implementação de tecnologia para tornar sua empresa mais eficiente. 

Esse conceito não envolve apenas uma mudança estrutural ou operacional. A transformação digital muda a cultura e a mentalidade de todos dentro da empresa. 

Nesse contexto, automação de processos, inovação e pessoas são alguns dos pilares da transformação digital. Implementá-la em todas as frentes do negócio traz diversos desafios para grandes e médias empresas. Confira quais são eles a seguir! 

Os desafios para empresas

Não é fácil para uma empresa sair de modelos tradicionais de operação para modelos inovadores, mas, dentro do contexto atual, essa mudança se faz necessária. 

A transformação digital é importante para grandes empresas digitalizarem seus departamentos, implementarem inovação tecnológica no negócio e permanecerem competitivas, se posicionando à frente do mercado. 

Para as médias empresas, essas estratégias são importantes para não deixar o negócio suscetível a ameaças de concorrentes no futuro e para acompanhar tendências. 

Nesse cenário, alguns desafios se apresentam, como: 

  • falta de conhecimento sobre o próprio negócio (esse entendimento é fundamental para identificar os gargalos e também onde você precisa implementar novas tecnologias para agilizar suas operações);
  • escolha das melhores tecnologias para suportar processos (muitas empresas sofrem com tecnologias caras e complexas que não resolvem o problema dos negócios);
  • alinhamento e comunicação com todos os times para que os novos processos sejam de fato implementados e as novas diretrizes sejam seguidas;
  • mudança de cultura e mentalidade da empresa como um todo.

Você se identificou com algum desses desafios?  Não sabe por onde começar? Separamos algumas formas para você conduzir esse processo na sua organização da melhor forma. Confira a seguir!

Como fazer a transformação digital para empresas?  

Um bom começo  para implementar a transformação digital na sua empresa é olhar para o mercado e ver as histórias de outros negócios que tiverem sucesso e também conferir o que não deu certo para algumas empresas. 

Com isso, é possível aprender com essas situações para não cometer os mesmos erros e testar os acertos. Veja alguns cases: 

Cases de sucesso 

Separamos dois cases de transformação digital para você se inspirar e implementar essa estratégia na sua empresa. O primeiro é o case de sucesso da Magazine Luiza. Já o segundo, da General Eletric, ilustra o que você deve evitar na hora de digitalizar sua empresa. Confira!

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é um case de sucesso de transformação digital. A empresa digitalizou radicalmente seus processos, e, no início desse processo, tinha apenas 6% da fatia do comércio eletrônico no Brasil, tornando- se uma das maiores do país atualmente. Esse sucesso pode ser atribuído a alguns aspectos, como: 

  • mudança da cultura organizacional para uma mentalidade digital;
  • foco em inovação e adoção de ferramentas tecnológicas;
  • oferecimento de soluções digitais para os clientes;
  • inclusão digital, com a adoção da assistente virtual Lu, para oferecer suporte aos consumidores;
  • criação de um marketplace;
  • comunicação em multicanais.

Apostando nessas frentes, a Magazine Luiza é um exemplo para grandes e médias empresas que desejam se inserir no digital. 

General Electric 

A General Eletric e outras grandes empresas que se propuseram a aderir à transformação digital, como a P&G, investiram $1.3 trilhões, dos quais, $900 bilhões foram desperdiçados por falhas nesse processo. Uma das grandes razões para isso foi a dificuldade de comunicação e alinhamento com os times em relação às metas e estratégias na empresa para essa nova etapa. 

Por isso, as pessoas são um dos pilares mais importantes da transformação digital e um ponto que não pode ser negligenciado, independentemente de quanto a empresa invista em tecnologia e inovação. 

7 dicas de como começar transformação digital para empresas

Separamos algumas dicas para você começar o processo de digitalização na sua empresa e ser o próximo case de sucesso da transformação digital: 

Garanta que o seu time entenda a transformação digital

Lembre-se de que um dos principais motivos para empresas como a General Eletric falharem no processo de transformação digital é a falta e a falha de comunicação com os membros dos times. É fundamental focar em pessoas e no treinamento da equipe durante a digitalização do negócio.

Analise os gargalos em processos internos da sua empresa

Identificando gargalos, você pode traçar estratégias para suprir essas lacunas e consegue agir mais rapidamente para promover inovação e mudanças positivas para o negócio.

Entenda quais tecnologias podem auxiliar nos problemas e gargalos

para iniciar o processo de digitalização do seu negócio, é importante ter a tecnologia como aliada. Ela é um dos pilares para que essa estratégia possa ser implementada em todas as frentes do negócio e escalar suas operações.

Pense em como criar um produto digital

Você precisa de uma receita que venha de uma origem digital e esse tipo de produto traz essa possibilidade para o seu negócio. Alguns exemplos são aplicativos, sites e plataformas. Por exemplo, você pode criar um e-commerce para vender seus produtos no ambiente digital e expandir o alcance da sua marca.  

Aprenda como fazer vendas no mundo digital

Se parte da sua receita venha de vendas físicas, investir em um processo de vendas digital contribui para entender o seu público. Essa estratégia permite mapear a jornada de compra do cliente e encontrar oportunidades mais alinhadas ao seu objetivo. Isso reduz custos operacionais e aumenta o seu retorno sobre o investimento.  

Descubra como fazer marketing digital

Implementar essa estratégia na sua empresa permite atrair mais clientes para o seu negócio, divulgar a sua marca, aumentar a visibilidade da sua empresa, ganhar mais credibilidade no mercado e oferecer uma experiência personalizada para os consumidores.

Planejamento estratégico

Essa etapa é fundamental para garantir a consistência do processo de transformação digital na empresa. O planejamento ajuda a pensar em como a implementação dessa estratégia será feita, quais etapas priorizar, quais gargalos corrigir primeiro e como estratégias de inovação serão adotadas na empresa. 

Quer adotar a transformação digital na sua empresa? Fale agora com um de nossos especialistas ou analise a pontuação da sua empresa para ver o quanto ela é digital.