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O desenvolvimento de uma empresa digital vai muito além de simplesmente estar na internet. Com essa estratégia, além de aumentar a competitividade e tornar seus processos mais eficientes, você garante maior celeridade em algumas etapas e momentos.

Porém, muita gente não tem a mínima ideia de onde começar esse processo. Você também é dessas pessoas?

Pensando em ajudar você a tornar a sua empresa digital, neste artigo você vai ver:

  • entenda a  transformação digital;
  • quais os principais desafios;
  • e como você pode digitalizar a sua empresa, colhendo todos os benefícios dessa estratégia.

Bora lá?

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma mudança nos processos, nas estratégias e na forma de conduzir a empresa com a ajuda da tecnologia.

Em outras palavras, trata-se de um processo de saída de um ponto A para um ponto B, por meio de tecnologia. Mas esse conceito não envolve apenas uma mudança estrutural ou operacional, como também cultural e de mentalidade de todos dentro da empresa.

Nesse contexto, automação de processos, inovação e pessoas são alguns dos pilares da transformação digital. No entanto, implementá-la em todas as frentes do negócio traz diversos desafios para grandes e médias empresas. Confira quais são eles a seguir! 

As dificuldades de tornar sua empresa digital

Não é fácil para uma empresa sair de modelos tradicionais de operação para modelos inovadores. Mas essa mudança é necessária se seu negócio quer continuar no mercado.

A transformação digital é importante para grandes empresas digitalizarem seus departamentos e implementarem inovação tecnológica no negócio e permanecerem competitivas. 

Essas estratégias são importantes, pois seu negócio não ficará suscetível a ameaças de concorrentes no futuro e acompanhará as tendências do mercado.

Nesse cenário, alguns desafios se apresentam, como: 

  • falta de conhecimento sobre o próprio negócio (esse entendimento é fundamental para identificar os gargalos e também onde você precisa implementar novas tecnologias para agilizar suas operações);
  • escolha das melhores tecnologias para suportar processos (muitas empresas sofrem com tecnologias caras e complexas que não resolvem o problema dos negócios);
  • alinhamento e comunicação com todos os times para que os novos processos sejam de fato implementados e as novas diretrizes sejam seguidas;
  • mudança de cultura e mentalidade da empresa como um todo.
Quer tornar a sua empresa digital? Descubra como hoje mesmo!

Você se identificou com algum desses desafios? Então veja abaixo os 7 passos para começar essa digitalização. 

7 dicas de como tornar sua empresa digital

Anote agora mesmo essas dicas para você começar a tornar sua empresa digital.

Treine seu time para que todos entendam os pontos relevantes da transformação digital

Um dos principais motivos para as empresas falharem no processo de transformação digital é a falta de comunicação e alinhamento com os membros dos times. Por isso, é fundamental focar em pessoas e no treinamento da equipe durante a digitalização do negócio.

Analise os gargalos em processos internos da sua empresa digital

Ao identificar os gargalos, você pode traçar estratégias para suprir essas lacunas e consegue agir mais rapidamente para promover inovação e mudanças positivas para o seu negócio.

Entenda quais tecnologias podem auxiliar nos problemas 

Para iniciar o processo de digitalização do seu negócio, é importante entender qual o tipo de solução que vai resolver seu problema. Por exemplo, se você não consegue gerir os seus potenciais clientes, esquece de mandar proposta ou de fazer acompanhamento, a solução que você precisa é um CRM. 

Sabendo da solução que você precisa, você vai para o próximo passo: quais soluções existem no mercado que vão atender às suas necessidades? 

Você irá encontrar plataformas super completas (mas complexa para quem está iniciando) como a Salesforce ou ferramentas gratuitas e simples, como o CRM que criamos usando o Trello.

Criar estratégias de CRM em uma empresa digital é uma boa estratégia

Ela é um dos pilares para que essa estratégia possa ser implementada em todas as frentes do negócio e escalar suas operações.

Pense em como criar um produto digital

Os  produtos digitais trazem novas possibilidades para o seu negócio. Você conseguirá atingir mais pessoas, novos mercados e ganhar escala. Por isso, não importa o que você venda, pense em como você pode criar um produto digital. 

Esse produto pode ser embalado através de um aplicativo, site e plataforma ou um curso on-line. Se você vende serviço, pense em como produtizar o seu serviço e ganhar escala. Assim, você não limita o seu negócio à quantidade de horas que você e o seu time têm. 

Se seu negócio é voltado para produtos físicos, crie um e-commerce para vender seus produtos no ambiente digital e expandir o alcance da sua marca. 

Quer evitar erros na hora de transformar a sua empresa digital? Fale conosco!

Aprenda como fazer vendas no mundo digital

Mesmo que parte da sua receita venha de vendas físicas, investir em um processo de vendas digital contribui para entender o seu público, mapear a jornada de compra do cliente e encontrar oportunidades mais alinhadas ao seu negócio. Tudo isso, reduzindo custos operacionais e aumentando o seu retorno sobre o investimento.

Uma boa dica para começar a vender é entender de vez o que você oferece e qual é o seu público consumidor. Se você não souber com quem está falando e se o que você vende vai suprir a necessidade que essa pessoa tem, então você já não está trilhando o caminho correto.

Você pode conhecer mais sobre o processo de vendas neste outro artigo. Além disso, temos um gerador de personas gratuito. Clique aqui e baixe o seu agora mesmo.

Descubra como fazer marketing digital

Implementar o marketing digital na sua empresa permite atrair mais clientes para o seu negócio, divulgar a sua marca, aumentar a visibilidade da sua empresa, ganhar mais credibilidade no mercado e oferecer uma experiência personalizada para os consumidores.

Como toda empresa trabalha com um processo de vendas, o objetivo do marketing digital é qualificar os melhores tipos de consumidor. Isso acaba aumentando as chances de garantir uma venda. Essa estratégia é chamada de Inbound Marketing e serve para reduzir custos na fase de aquisição de clientes. Com ela, o investimento feito irá trazer novos consumidores para a sua empresa.

Quer conhecer melhor como você pode fazer o marketing digital e como o inbound marketing funciona? Dê uma lida neste texto.

Planejamento estratégico

Essa etapa é fundamental para que você garanta a consistência do processo de transformação digital na sua empresa. O planejamento te ajuda a pensar em como a implementação dessa estratégia será feita, quais etapas priorizar, quais gargalos corrigir primeiro e como as estratégias de inovação serão adotadas no seu negócio.

Quer adotar a transformar sua empresa em digital? Agende uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas clicando aqui!

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