O que é inovação digital nas empresas e quais são os benefícios?

A pandemia antecipou uma realidade que muitos negócios não estavam preparados para enfrentar: a chegada da inovação digital nas empresas.

Um problema identificado em todos os setores, a falta de maturidade digital teve que se tornar a prioridade número um das empresas para que as empresas conseguissem sobreviver ao momento.

Em pesquisa, a Deloitte sugere que, ao implementar tecnologias digitais, uma organização pode melhorar suas finanças e progredir em direção às suas metas de negócios em 22%

Embora a inovação digital nas empresas forneça oportunidades corporativas progressivas, também induz medo e resistência à mudança entre as lideranças. Organizações que não se adaptam podem se tornar obsoletas. Exemplos clássicos são a Blockbuster, Circuit City e Kodak que deixaram de existir por falta de inovação. 

Dada a importância da inovação digital nas empresas, é crucial aprofundar os fundamentos da inovação digital e como as organizações podem adotá-la para melhorar seu desempenho e fornecer às empresas novos caminhos para o sucesso.

Neste artigo, iremos mostrar:

  • O que é inovação digital nas empresas?
  • Inovação Digital versus Transformação Digital
  • Tipos de Inovação Digital
  • 4 Benefícios da Inovação Digital nas empresas em 2022
  • 5 Exemplos de Inovação Digital
  • 6 dicas para adotar a inovação digital em sua organização
Você sabe o que é inovação digital nas empresas? Descubra como essa estratégia é capaz de simplificar e aumentar o sucesso do seu negócio.

O que é inovação digital nas empresas?

A inovação digital nas empresas é a implementação de novas tecnologias digitais para resolver problemas de negócios existentes e improvisar práticas organizacionais. É um processo disruptivo e contínuo que muda os setores e ajuda as organizações de todos os tamanhos a permanecerem relevantes e competitivas. Uma estratégia digital bem-sucedida abrange iniciativas de inovação digital, como:

  • Mudança de processos analógicos para digitais;
  • Implementação de novos softwares e plataformas;
  • Desenvolvimento de uma nova tecnologia;
  • Migração de nuvem;
  • Automação, conectividade e análise de dados.

Toda organização precisa inovar para melhorar a eficiência operacional, o envolvimento do cliente e lançar novos produtos de sucesso. Para começar com a inovação digital nas empresas, você precisa se concentrar nos seguintes elementos: 

  • pessoas;
  • processo;
  • plataforma;
  • e portfólio . 

Com as pessoas, processos e plataformas certos, você pode impulsionar a inovação digital em sua organização para criar um portfólio de produtos e serviços e lançar iniciativas de alto valor. Para entender melhor o que é a transformação digital, leia este post.

Faça a inovação digital nas empresas e faça as vendas crescerem.

Inovação digital versus transformação digital

Muitas vezes, inovação digital e transformação digital são usadas de forma intercambiável, como já explicamos neste post. Mas, a questão aqui é entender se os dois conceitos são sinônimos ou diferentes. Embora a inovação digital e a transformação digital sejam conceitos semelhantes, eles têm diferenças gritantes. 

Enquanto devido a uma relação mutuamente causal, um pode levar ao outro. A inovação digital geralmente é uma mudança repentina e em resposta a um problema já existente. Mas isso não impede que ela seja necessária quando aparecer algo novo. 

A transformação digital é uma jornada longa e estratégica que leva a uma mudança fundamental na organização como um todo. A inovação digital está comparativamente em menor escala do que uma iniciativa de transformação digital em uma organização. 

Em suma, a inovação digital está mudando ou adicionando áreas individuais de uma organização, enquanto a transformação digital é uma renovação geral dos negócios. 

Por exemplo, a Intel adquiriu a Mobileye por US$ 15,3 bilhões para entrar no mercado de carros sem motorista. Esse processo exigiu uma transformação por parte da Intel, que não atuava no setor automotivo. No entanto, não transformou o core do negócio da empresa. Ainda assim, ela trabalha com tecnologia.

Tipos de inovação digital

Existem três pontos principais da inovação digital que criam oportunidades de crescimento para as organizações em 2022. São eles:

Inspiração em modelos e processos de negócios tradicionais

Sabe quando lemos que uma startup ou empresa de tecnologia realiza uma determinada ação e refletimos como isso pode ser replicado e adaptado para pequenas e médias empresas?

A inovação digital nas empresas, muitas vezes, não exige o uso de altos recursos financeiros ou de trazer softwares de última geração. Quando falamos do uso de inteligência artificial em alguns negócios, por exemplo, podemos adaptar isso para a realidade de uma pequena padaria com o uso de mensagens automáticas do próprio WhatsApp.

Inspirar-se nos modelos e processos de negócios mais tradicionais ajuda a ter uma base para gerar adaptações para o seu próprio negócio. 

Lembre-se: você não precisa criar algo mirabolante para trazer inovação digital. Basta entender quais recursos fariam mais sentido para a sua realidade e te ajudariam no crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Melhorar o modelo de negócios e os processos atuais de uma organização

A inovação digital não fala só de inserir softwares ou recursos tecnológicos para produzir mais. Ela também traz o uso de ferramentas ou programas que podem ajudar a resolver alguns processos do dia a dia.

Ferramentas como o Monday e Notion, por exemplo, permitem que empresas de qualquer tamanho consigam criar um espaço para organizar sua rotina, estoque ou vendas, armazenar documentos, estabelecer processos ou criar rituais para o seu negócio.

O uso é gratuito e bem simples. Confira algumas opções de uso no vídeo abaixo:

Criar modelos e processos de negócios totalmente novos

Ainda inspirados nos processos de negócios super inovadores, é possível realizar essa adaptação para empresas de pequeno e médio porte. Você também pode pensar em modelos e processos de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo, se você tem um pequeno e-commerce, por que deveria investir em um software que te ajuda a controlar seu estoque se você pode fazer isso através do Notion? Ou, se você é um escritório de advocacia, que tal criar um chatbot no próprio WhatsApp para agilizar o atendimento do seu cliente?

Isso permite criar essa adaptação para cada tipo de negócio e necessidade. A inovação, afinal, não precisa estar ligada a recursos incríveis ou avançados. A inovação surge da real necessidade de cada pessoa.

4 benefícios da inovação digital nas empresas em 2022

A inovação digital tornou-se imprescindível para sustentar negócios saudáveis ​​e alcançar um crescimento de longo prazo. Aqui estão quatro dos benefícios que geram maior impacto e agregam valor à sua organização em 2022: 

A inovação fornece uma vantagem competitiva

As organizações que não adotam a inovação digital – ou estão relutantes e oferecem resistência a essa mudança – podem ficar para trás de seus concorrentes de negócios mais experientes. Por exemplo, o Blackberry teve uma vantagem pioneira no mercado de smartphones. Mas, sua resistência à mudança e inovação geral a deixaram muito atrás de empresas como Apple e Samsung.

Uma solução digital eficaz se concentra em três aspectos críticos:

  • envolvimento do cliente/parceiro;
  • inovação de produto/serviço;
  • e sistemas/processos internos.

O legal design pode ser um ótimo exemplo. Ao invés de contar com contratos confusos e repletos de texto, hoje é possível simplificar o processo e torná-lo mais intuitivo e acessível. Para conhecer um pouco mais dessa estratégia, confira o nosso site de Legal Design.

Melhora a produtividade

A baixa produtividade dos funcionários pode aumentar seus custos operacionais e reduzir os fluxos de receita gerais. No entanto, as organizações que investem em inovação podem aumentar a produtividade nas seguintes áreas:

Acesso a Big Data & Analytics

Dados e análises são essenciais para uma estratégia de inovação digital bem-sucedida. A inovação digital nas empresas ajudará a transformar esses pontos de dados em insights acionáveis.

Automação

Tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina podem automatizar tarefas mundanas, permitindo que seus funcionários se concentrem nas mais estratégicas. A automação também reduz as chances de erro humano.

Sistemas Centralizados

Os sistemas centralizados reduzem o tempo de descoberta de informações para os funcionários por meio de ecossistemas digitais , permitindo que eles encontrem todas as informações valiosas em um local centralizado. Essa é a força motriz por trás do movimento de autoatendimento ao cliente.

Aumenta o ROI em Despesas Empresariais

A inovação digital agiliza seus processos internos e melhora o desempenho do equipamento. É um investimento para ganhos financeiros de longo prazo, resultando em economias de custos substanciais e alto ROI (Return Over Investment, que é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido) nas despesas comerciais.

Embora a inovação digital de negócios possa parecer cara no curto prazo, as organizações que investem em ideias novas e melhores colherão essas recompensas ao longo do tempo.

Permite que as organizações acompanhem as mudanças nas expectativas dos clientes

Em um mundo pós-pandemia, as expectativas dos clientes mudaram radicalmente. Para proporcionar a eles uma experiência personalizada, as organizações precisam priorizar a inovação digital nas empresas. Isso permite que você analise o comportamento de compra e as preferências do cliente, o que ajuda ainda mais na personalização, permitindo que você ofereça experiências individualistas a todos os tipos de clientes. 

Faça a inovação digital nas empresas com sites modernos e eficientes.

5 exemplos de inovação digital

Qualquer nova tecnologia pode ser considerada uma inovação digital – desde big data, dispositivos vestíveis, AR/VR, chatbots de conversação, aplicativos móveis e assim por diante.

Aqui estão cinco exemplos de empresas que implementam novas tecnologias emergentes para manter sua marca relevante e bem-sucedida:

Domino’s criando seu próprio aplicativo móvel e sistema de entrega sem contato

Enquanto muitas organizações enfrentaram as repercussões da pandemia na forma de diminuição de vendas e receita, a Domino’s focou em sua estratégia digital para permitir que seus clientes fizessem pedidos via Slack, Facebook Messenger, Twitter e Alexa, usando emojis e tecnologia de reconhecimento de voz. O investimento em aplicativo próprio e sistema de entrega sem contato resultou em 75% das transações de seus clientes pela via digital.

Target investe em aplicativo móvel

Para incentivar mais compras on-line, aumentar o número de inscrições de fidelidade e permitir o pagamento móvel para compras na loja e on-line, a Target consolidou todos os seus aplicativos em um só, o The Target App.

Com ele, os clientes podem usar o mesmo aplicativo para compras on-line, entrega ou retirada de pedidos, navegação na loja, cupons e recompensas de fidelidade. Além disso, também foram atualizados os sistemas de ponto de venda (POV) simultaneamente, de modo que a gigante do varejo está usando a mesma tecnologia de back-end para compras por dispositivos móveis ou presencialmente.

Walmart usa a inovação digital para competir com a Amazon

O aplicativo móvel do Walmart misturou o comércio eletrônico com o varejo tradicional. Ele permite que os compradores adicionem os custos em suas listas de compras antecipadamente e, em seguida, os guie para os itens em sua lista assim que entrarem na loja. Também começou a alavancar robôs para tarefas rotineiras e de escritório, como limpeza e identificação de estoque em falta.

Parceria da Ikea com TaskRabbit para montagem de produtos

A gigante sueca de varejo de móveis IKEA tem estado na vanguarda digital. Seus catálogos on-line, planejadores domésticos, design de produtos digitais e estandes de shows de realidade virtual ganharam reconhecimento. 

A IKEA viu uma oportunidade para a montagem de produtos e fez parceria com o TaskRabbit, um mercado móvel. Ela reforçou seus recursos digitais de atendimento ao cliente, pois o TaskRabbit combina o trabalho freelance com a demanda local, dando à IKEA uma vantagem sobre seus concorrentes. 

Disney lançando o serviço de streaming Disney+

Com as normas de distanciamento social nos cinemas, o consumo de conteúdo aumentou substancialmente durante a pandemia, tornando o Disney+ uma estrela brilhante para a receita da Disney. Com uma receita de mais de US$ 2,6 bilhões, valor arrecadado mesmo com o fechamento de seus parques durante a pandemia, a Disney conseguiu superar suas expectativas de receita com seu novo serviço de streaming Disney+. 

A empresa está otimista e espera que o Disney+ tenha de 230 milhões a 260 milhões de assinantes até 2024, mais que o triplo de sua orientação declarada em 2019.

6 dicas para adotar a inovação digital em sua organização

O Gartner prevê que, até 2025, todas as indústrias se transformarão digitalmente. Portanto, para se manterem relevantes, as organizações precisam adotar a inovação digital hoje.

Aqui estão seis dicas para ajudá-lo a criar uma estratégia eficaz de inovação digital:

Crie uma equipe de inovação digital

Crie uma equipe pequena e focada, composta por indivíduos de alto desempenho de diferentes departamentos, comprometidos em agregar valor à sua organização. Essa equipe deve trabalhar para identificar as deficiências de seus processos de negócios existentes e tentar resolvê-los por meio de soluções eficazes de inovação digital.

Para conseguir construir essa equipe, você pode contar com os serviços de treinamento oferecidos pela Bits Academy. Além de conseguir entender quais são as reais necessidades do seu negócio em relação à transformação digital, oferecemos treinamentos que vão tornar seus colaboradores especialistas e melhor preparados para lidar com a tecnologia.

Adote um modelo de experimentação ágil

À medida que a tecnologia muda em ritmo acelerado, tornar a agilidade um aspecto crítico de sua estratégia é crucial em 2021. Em um modelo de experimentação ágil, as organizações são capazes de se adaptar às novas necessidades dos clientes e são desafiadas a alterar periodicamente as abordagens dos problemas ao longo do tempo. Várias organizações estão criando laboratórios de incubadoras para debater, experimentar e acelerar o caminho para a inovação digital.

Invista em novos softwares de tecnologia

Para estar na vanguarda digital, as organizações devem investir em novos softwares e tecnologias digitais para melhorar sua eficiência operacional. A tecnologia certa ajudará você a unificar suas necessidades de negócios e incluirá gerenciamento de equipe, colaboração, acesso à nuvem e monitoramento do ciclo de vida do produto como conceitos principais de negócios. 

Criar um ROI ou Sistema de Valor Agregado para Priorização de Projetos

Com base na criticidade, tamanho e receita gerada pelo projeto, você precisa criar um sistema de valor agregado para maior ROI de inovação digital. Isso permite que as organizações priorizem os projetos que causarão o maior impacto tanto no curto quanto no longo prazo.

Crie uma estratégia de adoção digital para novos processos e ferramentas

Crie uma estratégia de adoção digital específica e bem projetada para aproveitar ao máximo seus investimentos tecnológicos. Uma solução de adoção digital estabelecida pela Bits Academy pode ser seu parceiro na mudança para treinar e integrar seus funcionários. Essas soluções permitem que as organizações gerenciem as mudanças com eficiência, sem perder produtividade na fase de transição.

Isso é feito capacitando funcionários e usuários a aprender no fluxo de trabalho , fornecendo orientação contextual no aplicativo por meio de novos processos e tecnologias digitais.

Peça feedback de vários departamentos da sua empresa

jornada de inovação, inclua os funcionários como parte do processo contínuo. Solicite e implemente o feedback dos funcionários, pois serão eles que impulsionarão sua inovação digital – e quanto mais cedo eles concordarem com a mudança, mais bem-sucedida será sua iniciativa digital.

A chave para levar

Uma crise como uma pandemia global geralmente força você a se adaptar. Embora a necessidade seja a mãe da invenção, as emergências não devem ser a única razão para inovar. 

A dinâmica dos negócios e as expectativas dos clientes estão mudando rapidamente, e as organizações precisam inovar digitalmente para permanecer relevantes, independentemente de seus setores. Mas a inovação digital nas empresas não pretende evocar medo – muito pelo contrário. Ele capacita sua organização a melhorar sua resiliência, preparando-se para o que está inevitavelmente por vir. Uma solução de adoção digital abrirá o caminho para o sucesso, treinando sem esforço seus funcionários e aumentando a taxa de adoção de seu investimento tecnológico. Conte com a Bits Academy e mude o seu negócio. Para falar com um dos nossos especialistas, clique aqui.