Quais são as tendências em 2022 da transformação digital para escritórios de advocacia?

“Em dois anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”. Essa frase foi dita por Bill Gates lá no final da década de 1990 e se aplica a todo tipo de negócio, inclusive aos escritórios de advocacia. = Embora a transformação digital no mundo jurídico não tenha evoluído tão rápido como em outras áreas, já é  uma realidade para os escritórios que entendem a sua importância .

Se você entende a importância de digitalizar seu escritório, mas não sabe por onde começar, leia até o final para saber como implementar. 

Neste artigo, vamos apresentar quais são as tendências da transformação digital nos escritórios de advocacia. Aqui você vai ver:

  • como impulsionar a mudança cultural;
  • investir em plataformas estratégicas;
  • quem usará a tecnologia;
  • como aumentar a segurança digital;
  • e escritórios que estão se destacando.

Boa leitura!

transformacao-digital-para-escritorios-de-advocacia

Como fazer a transformação digital nos escritórios de advocacia?

Muitos negócios estão estagnados por não conseguirem se estruturar para realizar a transformação digital da maneira correta. Muitos acham que basta contratar uma tecnologia que os concorrentes estão usando e já estarão digitais. 

Mas o problema é mais profundo. 

Falta a definição de processos,o conhecimento de quais são as tecnologias mais adequadas e o treinamento do time para a mudança de mindset. 

Por exemplo, de nada adianta comprar uma plataforma de assinatura digital se você vai imprimir o documento e colocar em um arquivo no espaço físico do seu escritório. 

A cultura de um negócio digital está no digital first, ou seja, a prioridade máxima é conseguir fazer o máximo de coisas possíveis no digital. 

A falta de um processo de digitalização bem estruturado gera uma série de dificuldades, como: a inabilidade do time em pensar digitalmente, o desperdício de dinheiro em investimento errado em plataformas e, o pior, ser deixado para trás pelos clientes..

transformacao-digital-para-escritorios-de-advocacia

Como impulsionar a mudança cultural em relação à tecnologia no seu escritório?

Para conseguir implementar a transformação digital nos escritórios de advocacia, é preciso alterar a forma como os advogados se relacionam e lidam com a tecnologia, ela precisa ser vista como uma aliada e não como um obstáculo.

Inclusive esse é um dos principais motivos pelo qual a área jurídica não evolui tão rápido como as outras áreas: o apego ao tradicionalismo. Que bom que isso está mudando. 

Hoje é possível analisar dados e tirar insights que podem transformar a relação do escritório com os clientes. 

O grande impacto da transformação digital nos escritórios de advocacia é a relação da inteligência artificial e como os processos se tornam mais eficientes ao se trabalhar com Big Data.

Ferramentas como a JUIT podem mostrar padrões de julgamento de um tribunal inteiro ou de apenas um juiz. Assim, é possível obter recursos para a elaboração de argumentos. Por exemplo, pode-se adotar uma tese que tem mais chances de sucesso em determinado tribunal. 

No entanto, fica um alerta: para obter os resultados desejados, o seu time tem que estar preparado para lidar com as ferramentas e ser capaz de tirar insights dos dados. 

Por isso é necessário contar com treinamentos contínuos. 

Como investir em plataformas estratégicas para garantir a transformação digital nos escritórios de advocacia?

Direcionar parte dos recursos do escritório para esse investimento permite aumentar a eficiência do time, evitar retrabalho, como a alteração de templates, uma entrega mais rápida e clientes mais satisfeitos. 

O problema é que saber qual a melhor plataforma para atender a sua necessidade não é uma tarefa fácil. O primeiro ponto é o desconhecimento de quais soluções existem, em que elas poderiam ajudar o dia a dia do seu escritório e o outra questão seria, uma vez identificada a solução, qual a melhor plataforma do mercado. 

Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma gratuita para te ajudar na contratação dessas plataformas, basta clicar aqui para usá-la.  

A tecnologia será usada por quem??

Um ponto importante a ser analisado antes da contratação é quem serão os daquela tecnologia. Serão os clientes, o time ou os dois?

Lembre sempre de pensar quem será o destinatário final da tecnologia e opte por uma que seja simples e intuitiva. No início você não precisa contratar a mais completa e sofisticada. Isso só vai fazer com que você e seu time se frustrem, pois existe uma curva de aprendizado dos usuários.

Por isso deve ser levados em consideração três pontos:

  1. Quem será o usuário da tecnologia;
  2. Quais problemas aquela tecnologia irá resolver;
  3. A tecnologia contratada é a que resolve meu problema de forma mais simples?

Uma boa alternativa é procurar ou desenvolver recursos similares ao que profissionais já estão acostumados a utilizar em suas vidas pessoais. Essa é uma estratégia relevante de atrair interesse. 

A tecnologia em um escritório pode ser tão útil que é possível construir processos de automação que realizam consultas à legislação em menos de 1 segundo. 

Outro ponto importante é que, quando o escritório consegue aumentar a mobilidade de seus colaboradores, eles conseguem aproveitar o que smartphones, tablets e notebooks oferecem de melhor. 

Isso torna possível incentivar o trabalho remoto e agilizar processos.

Garantir esse conforto traz uma maior adesão aos recursos disponibilizados, um time mais engajado e favorece a atração de talentos.

transformacao-digital-para-escritorios-de-advocacia

Como a transformação digital nos escritórios de advocacia traz mais segurança para as informações?

Investir na segurança dos dados do escritório é uma prioridade para proteger informações que são consideradas sigilosas e estratégicas, principalmente após a LGPD. Outro risco que podemos evitar com a transformação digital é o vazamento e  perda de dados por falhas de sistema.

Existem alguns esforços possíveis para garantir que o escritório de advocacia fique precavido para essas situações. Algumas delas envolvem:

  • implementação de criptografia;
  • gerenciamento de registros;
  • limitação de acessos;
  • camadas de segurança próprias para efetuar múltiplas defesas. 

Escritórios que estão se destacando

Alguns escritórios de advocacia estão trabalhando com novas estratégias para atrair clientes ou usar a tecnologia a seu favor.

O CMRD Advogados, por exemplo, utiliza o marketing digital para atrair novos clientes. O grande diferencial está no uso de uma linguagem simples e focada nos clientes. Com uma grande variedade de serviços oferecidos, a comunicação do grupo permite compreender rapidamente o que está sendo apresentado de acordo com as reais necessidades do futuro consumidor.

Já a Go Rede – Soluções Jurídicas foi além e criou uma espécie de marketplace de advogados. Aqui, basta o interessado escolher um advogado cadastrado na rede, agendar sua consulta e seguir o passo-a-passo para ser atendido de forma ágil, digital e desburocratizada. Para conhecer um pouco mais do serviço, clique aqui.

Conclusão

A transformação digital ajuda seu escritório a ser mais eficiente, a ter mais resultados e previsibilidade.

Criar uma estratégia de transformação digital fará toda diferença na investir. Assim, você consegue ser assertivo na compra. 

Um planejamento de digitalização bem-sucedido inclui táticas e tecnologias eficazes para alcançar os melhores resultados possíveis. Mas lembre-se de que nada adianta ter as melhores plataformas sem ter pessoas treinadas e capacitadas para operá-las.

Se você deseja saber em que nível de digitalização seu escritório se encontra, clique aqui para obter um diagnóstico gratuito e saber quais os próximos passos a seguir.